Estudo Revela Acesso de Pessoas de Baixa Renda a Cartões de Crédito na América Latina

Estudo Revela Acesso de Pessoas de Baixa Renda a Cartões de Crédito na América Latina

Mais da metade da população de baixa renda da América Latina, ou 51%, tem acesso a cartão de crédito, de acordo com pesquisa solicitada pela Mastercard em seis países, incluindo o Brasil. 

Os bancos digitais e fintechs chegam a um terço dessa população.

Comparação entre Renda Baixa e Alta

Ao todo, 51% da população de baixa renda possui cartões de crédito, número que chega a 75% entre aqueles de renda mais alta

Quando se trata de cartões emitidos por bancos tradicionais, 76% da população de baixa renda possui acesso, enquanto esse número sobe para 88% nas camadas mais altas de renda.

O cenário varia quando analisamos cartões emitidos por fintechs e bancos digitais: 34% da população de baixa renda é atendida por essas instituições, enquanto o índice para a alta renda é de 34% também.

“Em todas as métricas que se analisar na baixa renda, há mais produtos em uma fintech do que em um banco estabelecido, e o oposto é verdadeiro para a alta renda” — Especialista em Fintechs e Provedores de Crédito

Participação das Fintechs e Bancos Digitais

Nos países avaliados pela pesquisa, 50% das pessoas afirmaram que pelo menos um dos produtos financeiros que utilizam é de uma fintech. 

No Brasil, esse percentual atinge 58%, o maior entre os países analisados, destacando a importância crescente das fintechs no cenário financeiro.

Lincoln Marques

Sobre o Autor: Lincoln Marques

Lincoln Marques